Marketing Digital: Saiba tudo para você não ser visto como desinformado

Marketing Digital: Saiba tudo para você não ser visto como desinformado

Marketing Digital tem ganhado cada vez mais espaço nas grandes e pequenas empresas, bem como na vida de muitos profissionais liberais e empreendedores.

 Mas afinal o que é Marketing Digital, basicamente é: uma ação de comunicação para divulgar e vender um produto ou serviço, usando a internet ou qualquer outra mídia digital.

Marketing Digital é uma extensão do marketing focado nas facilidades que as tecnologias digitais nos oferecem.

Antes de nos aprofundar mais sobre Marketing Digital, vamos saber o que não é Marketing Digital e que muitas pessoas estão confundindo.

 

Marketing Digital não é Negócio Online, Marketing Digital não é Negócio Digital. Vamos saber o que é cada um deles:

 

 

O que são Negócios Online

 Negócios online são empreendimentos, empresas ou pessoas que vendem produtos e serviços pela a internet. Negócio online comercializa tanto produtos e serviços fiscos como digitais.

 Por exemplo, celulares, computadores, ingressos, roupas, cursos, coaching, qualquer coisa, tanto físicas coisas que se pode pegar como digitais as quais não se pode pegar.

 

 

O que são Negócios Digitais

Negócios digitais são empreendimentos, empresas e pessoas que vendem produtos e serviços digitais pela a internet.

  A diferença aqui é que estamos falando somente de vendas de produtos digitais, como cursos, e-book, coahing, etc. Produtos e serviços que não se pode pegar.

Já o Marketing Digital serve para divulgar tantos negócios online como negócios digitais, produtos e serviços físicos e digitais.

  Vamos mais a fundo para entendermos melhor o que é Marketing Digital.

Surgimento do Marketing Digital

  A primeira versão da internet surgiu ainda nos anos 90, muito diferente do que conhecemos hoje era a chamada Web 1.0.

  Essa primeira versão da internet era um pouco restrita, era um local onde encontrava-se informações, mas o usuário não podia interagir

 Era uma grande biblioteca com muitas informações onde só era possível olhar e não interagir como nos dias atuais, era uma via de mão única.

 A comunicação só era possível para os grandes produtores de conteúdos e os usuários só podiam acessar os conteúdos passivamente.

O termo Marketing Digital foi criado nessa época. Esse primeiro momento o Marketing Digital era muito semelhante ao marketing tradicional, só as grandes empresas podiam criar sites institucionais e os usuários só acessavam passivamente.

Depois com a chegada da Web 2.0 a comunicação online tornou-se mais democrática e todo mundo podia criar conteúdo, nessa época a internet tornou-se uma via de mão dupla onde todo mundo pode criar conteúdo e interagir com os outros.

 Com essa liberdade de criação e interação a internet continua crescendo até hoje onde cada dia cresce o número de usuário dessa tecnologia.

O Marketing Digital evoluiu muito desde sua criação e hoje também é chamado de “marketing online”, “internet marketing” ou “web marketing”

 A internet revolucionou a forma de se comunicar e o Marketing Digital a forma de fazer marketing.

Hoje qualquer pessoa ou empresa pode criar grandes campanhas de Marketing Digital com pouco investimento ou até de graça usando técnicas como Inboud Marketing e Marketing de Conteúdo.

Algumas vantagens do Marketing Digital

São muitas as vantagens que temos ao fazer Marketing Digital, segue algumas delas.

1 – Liberdade de comunicação

 Uma grande vantagem que favorece os usuários é a possibilidade de interação com os anunciantes, ao contrário do marketing tradicional como rádio, jornais, TV, no Marketing Digital é possível o usuário interagir com o anunciante de forma simples.

 Para o anunciante isso pode ser bom ou ruim, depende da qualidade de seus produtos e serviços, do mesmo jeito que um cliente pode elogiar ele pode criticar facilmente um produto ou serviço.

 O bom disso é que obriga as pessoas e empresas oferecerem produtos e serviços de extrema qualidade.

2 – Dados

No Marketing Digital é possível segmentar as campanhas de anúncios mostrando a mensagem certa para a pessoa certa na hora certa.

Ferramentas como Google e Facebook oferecem os principais dados e informações dos consumidores.

 Com isso os anúncios tornam-se mais baratos e eficazes.

3 – Disponibilidade 24 horas e alcance global

Uma campanha de marketing tradicional como um comercial em uma rádio local, alcança somente as pessoas daquela região e só é inserido alguns segundos por dia.

 Já na internet o anuncio fica disponível 24 horas por dia e essas do mundo todo podem ter acesso.

Quem oferece serviços de Marketing Digital

 Com o grande crescimento dessa atividade, hoje existe várias agencia Marketing Digital além de freelances (profissionais liberais que oferecem um produto ou serviço) e o que eu acredito ser o principal profissional em Marketing Digital que são os consultores de Marketing Digital.

Hoje no Brasil ainda existe uma carência muito grande de bons consultores e a procura por esses profissionais cresce a cada dia. No mento da crise o que as empresas mais querem é vender, logo elas buscam profissionais que possam lhe ajudar e o consultor em de marketing Digital é uma das melhores soluções.

 Se você pretende montar uma agencia de Marketing Digital confira esse manual que o SEBRAE disponibiliza em seu site CLIQUE AQUI.

Caso você queira contratar uma agencia faça uma pesquisa no Google e encontrará diversas opções.

 Tome alguns cuidados, veja o portfólio da agencia, os preços praticados, o que os clientes estão falando dessa agencia, os prazos oferecidos, e não deixe de pedir documentos como contrato e nota fiscal.

Caso você queira contratar um freelance veja os sites Workana, Hyper.Jobs, Becrowd.

Além desses existes vários outros sites nos quais tanto você que quer contratar um freelance encontra diversos profissionais como também você que quer ser um freelance encontra a oportunidade de oferecer seus serviços.

Como construir um Negócio Digital usando o Marketing Digital

 A Marketing Digital abri muitas portas, usando as tecnologias de hoje e as ferramentas de divulgação digitais, qualquer pessoa pode ganhar dinheiro na internet criando seu próprio negócio.

Vivemos a era da informação, logo a maior fonte de riquezas são as informações e os conhecimentos, o bom é que eu acredito que todas as pessoas têm um conhecimento específico pelo qual outras pessoas estão dispostas a pagarem.

 Por exemplo: digamos que você saiba tocar violão muito bem, existe várias pessoas querendo aprender tocar violão.

 Essas pessoas vão logo no Google e pesquisam, você criando um curso online ou mesmo um e-book, quando essa pessoa pesquisar por como tocar violão ela chega no seu curso e compra.

Esse é apenas um simples exemplo de como você pode transformar seus conhecimentos em negócios altamente lucrativos, usando a internet.

Escrevi um e-book onde ensino 12 passos simples com os quais você pode montar um negócio digital sólido e escalável, mesmo que você não saiba nem por onde começar. Clique aqui e baixe gratuitamente.

Aqui embaixo você pode deixar seu comentário, será um prazer ler e lhe responde. Você também pode compartilhar esse artigo em suas mídias sociais e mandar para outras pessoas lerem.

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Junte-se a mais de 50.000 visitantes todos os meses que estão recebendo nossa newsletter e aprenda a trabalhar com Marketing Digital e ganhar dinheiro com a internet
Odiamos Spam suas informações estão seguras.

Se cadastre na minha lista Vip e receba conteúdos exclusivos

Deixe uma resposta